domingo, 10 de março de 2013

Como fazer um gráfico Pizza

Senhoras e senhores, este post tem como intuito, não apenas aos investidores da blogosfera brasileira, mas, como a qualquer pessoa, ensinar a fazer um gráfico de Pizza.

O Blog do Invest and Survive,  teve a genial ideia de criar (kibar) um ranking de rentabilidade apenas levando-se em conta as ações das carteiras de cada investidor. Afinal de contas, o interessante é ver o que acontece na renda variável, ou seja, que varia, não tem previsibilidade. Diferentemente da renda fixa, que não tem a menor graça para acompanhamento e, como diz o nome, apresenta um retorno fixo por um determinado período de tempo.

A ideia do post surgiu quando visitei o blog do Doutor Honorários. Neste post especificamente, ele nos mostra toda sua destreza no manuseio do Micro$oft Paint, fazendo um gráfico de Pizza totalmente abaixo dos padrões esperados para um jurista de sucesso (essa frase não fez o menor sentido! hahaha). Como comentei lá mesmo, me dispus a apresentar uma forma fácil e rápida de construir um gráfico em Pizza, vamos lá!



Ingredientes do Gráfico em Pizza:
- 1 conta no Google

Modo de preparo:
1) Faça login na sua conta Google em qualquer serviço que você utiliza (Gmail, Google Plus, Blogger, Orkut - alguém usa isso ainda? kkkkkk, YouTube, etc.)
2) Acesse a planilha que eu criei para a construção do Gráfico de Pizza neste link. Esta planilha está hospedada no Google Docs e é um modelo, ou seja, qualquer pessoa, de forma anônima, pode utilizar esta planilha para o que bem entender.
3) Clique em "Usar este modelo":


4) Com a planilha aberta, altere os valores e os nomes dos Ativos como você desejar. Se quiser acrescentar mais ativos, não tem o menor problema. Para a planilha funcionar, o nome dos ativos têm que estar na coluna A (Ativos) e seu respectivo valor logo ao lado, na coluna B (Valores):


5) Após alterar os valores, o gráfico do lado direito irá ser montado automaticamente! Para salvar como uma figura basta clicar em cima do gráfico (em qualquer parte) e na setinha apontando para baixo no canto superior direito clicar em "Salvar Imagem", conforme a figura a seguir:


6) Pronto! Agora você salva a figura em seu computador e posta em seu blog! A minha ficou assim, para meus Investimentos do mês de Fevereiro de 2013, bem mais bonito e agradável do que o do Doutor Honorários! hehehe

Espero que tenham  gostado. O Google Docs é uma ferramenta muito útil, gratuita e permite exportar e compartilhar com várias pessoas. Em meu trabalho já substituiu o Office há muito tempo. Em um próximo post vou explicar como gerar um gráfico dinâmico no próprio Google Docs, como este abaixo:

O Gráfico dinâmico é bem interessante, pois, você pode passar o mouse sobre ele e ver os valores e nomes das categorias! A partir de agora vou utilizar apenas deste tipo!

Espero que tenham gostado! Deixem seus comentários, se possível, e o link, caso tenham utilizado para eu ver como ficou cada um!






11 comentários:

  1. Respostas
    1. Acho que já está aí ao lado, nao!?

      Nao sei mexer nessa plataforma Blogger ainda... vim do wordpress (mais bonito, mas mais complicado!)

      Excluir
    2. O Motoqueiro ainda está aprendendo a fazer um gráfico com seus dedos cheios de graxa, imagina o sofrimento até acertar colocar um blog no blogroll

      Pena que não posso te ajudar a distância, mas estou torcendo por você...

      TROLLING HARD rsrsrsrsrs

      Excluir
  2. Está adicionado lá na minha lista de blogs!

    Gráfico de pizza de supermercado nunca mais... hehehehe...

    ResponderExcluir
  3. Pronto! Agora os dois estão adicionados!

    ResponderExcluir
  4. Po, maneiro o gráfico dinâmico, hein?? Vou kibar! rsrsrsrs

    []s!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe a vontade! Mas se usar a planilha e puder dar os creditos pelo menos em um post eu agradeço! kkkkk


      Agora, o grafico dinamico é realmente dinâmico e vinculado a planilha de origem! Ou seja, se vc alterar o valor na planilha, no grafico tb sera alterado. Entao, cuidado... pra usar grafico dinamico em demonstrativo de investimento por mes teria que ser uma planilha/grafico para cada mes! Caso contratio, quando vc for visitar novamente seu grafico ele apresentara valores errados...

      Minhas sugestão: duplique a planilha e crie "abas" para cada mês... Na semana que vem eu posto como fazer o gráfico dinâmico e exportar para o site...

      Excluir
    2. Estou pensando na verdade em criar uma aba no meu blog com a situação atual da carteira.

      Daí a cada atualização, ele automaticamente atualizaria! hehehe

      []s!

      Excluir
    3. Otima ideia! Vou kibar! hauhauhauha

      Excluir